Psicoterapia do Luto
— O luto se baseia em uma trajetória única e pessoal, mas não precisa ser solitário.
A psicoterapia do luto é um espaço para acolhimento, adaptação e elaboração da perda. O luto é caracterizado como um processo que ocorre diante de perdas significativas e rompimento de vínculos, como: morte de pessoas e animais, em perdas gestacionais, adoecimentos, em divórcio/términos de relacionamentos, aposentadoria, mudança de estado/país, em abortos espontâneos ou não, luto invisível LGBTQIA+ e outros.
Meu olhar & manejo a partir da terapia do luto é de forma profundamente sensível, acolhedora e compassiva, reconhecendo os desafios enfrentados e construindo, junto com quem vivencia o luto, um espaço livre de julgamentos para falar sobre sua história e vínculo, respeitando a singularidade de cada pessoa diante da perda.
A terapia de luto proporciona a expressão das emoções, além do desenvolvimento de recursos para que a pessoa enlutada possa assimilar e enfrentar os desafios associados à perda. O luto é uma resposta natural à uma perda e é através dele que é possível cuidar de si, respeitar sua história e honrar a memória do ente querido.